WhatsApp terá chamadas de voz

WhatsApp Messenger é uma aplicação multi-plataforma de mensagens instantâneas para smartphones. Além de mensagens de texto, os usuários podem enviar imagens, vídeos e mensagens de áudio de mídia. O software cliente está disponível para Android, BlackBerry OS, iOS, Symbian, Windows Phone, e Nokia. A empresa com o mesmo nome foi fundada em 2009 por Brian Acton e Jan Koum, ambos veteranos do Yahoo! e está sediada em Santa Clara, Califórnia.
Competindo com uma série de serviços com base na Ásia, WhatsApp cresceu de 2 bilhões de mensagens por dia em abril de 2012 para 10 bilhões em agosto do mesmo ano. De acordo com o Financial Times , WhatsApp “tem feito para SMS em celulares o que o Skype fez para chamadas internacionais em telefones fixos “.
Em Junho de 2013, o aplicativo alcançou a marca dos 250 milhões de usuários ativos e 25 bilhões de mensagens enviadas e recebidas diariamente.
No dia 19 de fevereiro de 2014, o Facebook adquiriu a empresa pelo montante de 19 bilhões de dólares, sendo 4 bilhões em dinheiro e 12 bilhões em ações do Facebook, além de 3 bilhões de ações no prazo de quatro anos caso permançam na companhia. Seus fundadores serão incorporados no conselho administrativo do Facebook.

Especificações técnicas

WhatsApp usa uma versão personalizada do padrão aberto XMPP. Após a instalação, ele cria uma conta de usuário usando um número de telefone como o nome de usuário (Jabber ID). Enquanto a versão Android usa um hash MD5 da versão invertida do IMEI do telefone como senha, a versão iOS dobra o endereço MAC do telefone e aplica o hash MD5. Mensagens multimédia são enviadas através do carregamento da imagem, áudio ou vídeo para um servidor http e enviando um link para o conteúdo juntamente com a sua miniatura codificada em Base64(se aplicável). WhatsApp também sincroniza com a agenda do telefone, para que os usuários não precisem adicionar contatos em uma agenda separada. Como todos os usuários são registrados com o número do telefone, o software identifica todos os usuários WhatsApp entre os contatos registrados no telefone. Isto significa que o WhatsApp coleta dados dos contatos de todos os usuários, a fim de fazer tal equiparação conveniente, o que levanta questões óbvias de privacidade.

Preços

WhatsApp é gratuito para download e uso no primeiro ano para todos os tipos de telefone. Para os usuários do iPhone só há uma cobrança quando o aplicativo for baixado. Outros usuários têm a opção de se inscrever para um ano adicional de serviço por US$ 0,99. Mas, em dezembro de 2012, como uma oferta limitada dispensou a taxa única para iOS e estava disponível para download diretamente no iTunes, da Apple gratuitamente.

Venda para o Facebook

No dia 19 de Fevereiro de 2014, foi anunciada a venda do WhatsApp para a rede social Facebook por 19 bilhões de dólares. O Facebook ainda vai arcar com 3 bilhões pra manter os funcionários7 . O pagamento foi realizado por meio de 12 bilhões de dólares em ações do Facebook e 4 bilhões de dólares em dinheiro, além de 3 bilhões em ações. Em 22 de Fevereiro, o WhatsApp Messenger parou de funcionar devido a uma instabilidade nos servidores, mas o problema foi resolvido.
Fonte: Wikipédia