Drop Box

Dropbox é um serviço para armazenamento e partilha de arquivos. É baseado no conceito de “computação em nuvem” (“cloud computing”). Ele pertence à Dropbox Inc., sediada em San Francisco, Califórnia, EUA.

A empresa desenvolvedora do programa disponibiliza centrais de computadores que armazenam os arquivos de seus clientes.
Uma vez que os arquivos sejam devidamente copiados para os servidores da empresa, passarão a ficar acessíveis a partir de qualquer lugar que tenha acesso à Internet. O princípio é o de manter arquivos sincronizados entre dois computadores que tenham o Dropbox instalado.

O serviço

O Dropbox é um serviço freemium (o cliente tem a opção de usá-lo gratuitamente, mas pode pagar para obter algumas funções extras) de armazenamento remoto de 2 GB de arquivos e pode até 100 Gb pagando ( fonte yahoo ). Os arquivos podem ser carregados nos servidores do Dropbox a partir de qualquer dispositivo que possua o seu software e conexão com a internet, a partir daí, esses arquivos podem ser acessados de qualquer dispositivo com internet. Além da sincronização dos arquivos, o Dropbox mantém as versões anteriores, permitindo que o cliente retorne a uma versão mais antiga dos seus dados, isso é muito útil no uso de planilhas.

A empresa acredita no modelo de negócio freemium inclusive como uma estratégia de marketing, em entrevista o CEO da empresa afirmou que o crescimento rápido tem muito a ver com os usuários que não pagam, esses chamam outros que possivelmente virão a pagar no futuro, em pesquisa realizada constatou-se que 96% dos clientes possuem contas gratuitas. A diferença das contas gratuitas para as pagas é apenas no espaço disponível para os dados. A empresa lançou também um modelo de marketing onde quem traz amigos para usar o produto ganha mais espaço para uso.

Um fator que o produto é muito cuidadoso é em relação à facilidade de uso, o serviço é muito simples e autoexplicativo, coisa que é cuidadosamente explorada pelo próprio CEO da empresa, que em entrevista citou que queria um produto de uma base tecnológica muito ampla, pois era fascinado pela tecnologia, mas que pudesse ser utilizado por qualquer pessoa, sem dificuldades, e é realmente o que o produto apresenta.

Privacidade dos Arquivos

Esse é um item importante do dropbox, e também do próprio modelo de computação na nuvem, ao qual o produto utiliza. Pois como os usuários estão depositando seus arquivos em servidores remotos, esses arquivos podem ser capturados no momento que esta trafegando na rede. E ainda podem ser capturados nos próprios servidores da empresa, inclusive por funcionários mal intencionados.

Para isso a empresa trabalha com todos os seus dados criptografados. O cuidado que a empresa tem com seus dados é tão grande que seus dados têm a mesma dificuldade de ser capturados quanto dados bancários.

A grande maioria dos usuários são dos Estados Unidos, com a porção de 32,7% das contas, seguidos do Reino Unido com 6,7%, depois vem a Alemanha com 6,5%.

Plataformas mais utilizadas para executar o Dropbox

66.1% dos usuários rodam seu Dropbox sobre o Windows, 20.9% usam ele sobre o Mac OS, 2.0% usam o sistema operacional Linux, e o restante dos usuários usa em mais de um sistema operacional.

Baixe agora para você: www.dropbox.com

Fonte: Wikipédia